A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL) que prevê apoio psicossocial a familiares e amigos de vítimas de suicídio. De autoria do deputado Fábio Teruel (MDB-SP), o texto modifica a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio para incluir o acolhimento de pessoas próximas das vítimas pelo serviço telefônico gratuito.
Para o relator da proposta, deputado Jorge Solla (PT-BA), o sofrimento psíquico agudo impacta toda família e pessoas próximas do indivíduo. Ao apresentar um parecer favorável, o relator considerou que o PL4840/23 deve ampliar o acesso ao cuidado e apoio psicossocial garantido pelo Lei 13.819/2019.
“A assistência psicossocial aos familiares e pessoas próximas de vítimas de suicídio poderá reduzir o impacto psicológico negativo e promover um ambiente mais favorável à recuperação e prevenção de novas ocorrências. Além disso, a disponibilização de um serviço telefônico gratuito e sigiloso poderá aumentar a acessibilidade ao suporte necessário, fortalecendo a rede de prevenção”, defendeu.
Fonte: https://www.jota.info/tributos-e-empresas/saude/comissao-de-saude-e-favoravel-ao-atendimento-de-familiares-de-vitimas-do-suicidio-17062024?non-beta=1

