A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida por ordem de chegada em dez unidades da Rede SAC na Bahia. A medida, que inicia nesta segunda-feira (1º de setembro de 2025), faz parte de um projeto piloto e tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos ao documento.
Onde será possível emitir a CIN sem agendamento
Na capital baiana, os postos SAC Barra, Comércio e Pituaçu atenderão por ordem de chegada apenas no turno da tarde. A distribuição de senhas começa às 11h, com exceção do SAC Barra, que inicia às 12h. Pela manhã, o atendimento continua exclusivo para quem fez agendamento no aplicativo ou site.
No interior da Bahia, os postos SAC Alagoinhas, Barreiras e Ilhéus também adotarão o modelo de atendimento vespertino, com entrega de senhas a partir das 11h.
Já os Pontos SAC de Cocos, Ipiaú, Pilão Arcado e Santo Estêvão terão atendimento por ordem de chegada durante todo o expediente. Nessas unidades, a distribuição de senhas será feita a partir das 7h, com exceção de Pilão Arcado, que começa às 8h.
Quem precisa emitir a nova Carteira de Identidade Nacional?
A CIN terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. O documento não é obrigatório neste momento e só passará a ser exigido para todos os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032.
👉 Até lá, o modelo antigo de RG segue válido em todo o território nacional até fevereiro de 2032.
A primeira via da CIN é gratuita. Para solicitar, o cidadão precisa apresentar a certidão original (de nascimento ou de estado civil atualizada).
Vantagens da nova Carteira de Identidade Nacional
O novo documento unifica informações e permite incluir:
- CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar
- Condições de saúde (como TEA e deficiências)
- Tipo sanguíneo e fator RH
- Opção de ser doador de órgãos
- Nome social, a pedido do cidadão
Outra inovação é o QR Code de segurança, que permite verificar autenticidade e dados em tempo real.
Além da versão física, a CIN também terá versão digital disponível no aplicativo GOV.BR três dias após a emissão.
Prazo de validade da CIN
A validade do documento varia conforme a idade do titular:
- De 0 a 12 anos incompletos: 5 anos
- De 12 a 60 anos incompletos: 10 anos
- A partir de 60 anos: validade indeterminada
📌 O SAC reforça que a ampliação para o modelo de atendimento por ordem de chegada é temporária e poderá ser estendida ou ajustada conforme avaliação do projeto piloto.


3 Comentários
Eu preciso
Isso vale pra Juazeiro Ba?
Olá Clara, tudo bem? Querida, Juazeiro não foi anunciado nesse primeiro teste de atendimento via ordem de chegada. Mas é bem possível que a lista de cidades cresça nos próximos dias.